Sítios Arqueológicos de São José do Sabugi, foram destaque no Boletim Informativo da Sociedade Paraibana de Arqueologia DE Número 93
Expedição à São José do Sabugí-PB
Expedição à São José do Sabugí-PB
NO DIA 11 DE DEZEMBRO, uma equipe formada pelos confrades Juvandi de Souza Santos e Thomas Bruno Oliveira foi até o município de São José do Sabugí (distante 144km de Campina Grande) com o intuito de verificar o achado de um crânio e um artefato lítico na localidade de Poço da Pedra.
Este mesmo lugar foi visitado pelo atual superintendente do IPHAN, Luciano de Souza e Silva a pedido da geógrafa Lygia Medeiros, que vem desempenhando um interessante trabalho no sentido de preservação do patrimônio arqueológico do município. A equipe foi ciceroneada por Lygia, que além de levá-la a localidade de Poço da Pedra, a conduziu para uma visita ao sítio arqueológico Tapuio, distante 13 km a sudoeste da zona urbana. Sítio arqueológico Tapuio,, São José do Sabugi PB – O testemunho identificativo deste sítio arqueológico são itacoatiaras dispostas em uma área de 850 m2 composta por uma garganta de pedra por onde corre o riacho da Serra. Nesta formação, uma série de caldeirões e marmitas abrigam as inscrições que se apresentam ora em conjunto, ora em símbolos isolados.
Na década de 1970 o sítio arqueológico Tapuio foi visitado pela Profa. Ruth Trindade de Almeida e na década de 1990 pelo geólogo João Marinho Morais Neto, suas publicações „A Arte Rupestre nos Cariris Velhos‟ (Ed. Universitária UFPB, 1979, 125p) e „Itaquatiaras do Seridó Paraibano‟ (FCJA, 1994, 82p) respectivamente abordam o referido sítio. Em março de 2004, os confrades Vanderley de Brito e Thomas Bruno Oliveira estiveram visitando o patrimônio arqueológico do município que conta também com o sítio arqueológico Pedra Lavrada do Sabugí.
mais informações:
Nenhum comentário:
Postar um comentário