No âmbito dos trabalhos da CPI da Petrobrás, presidida pelo paraibano Hugo Mota, eis que outro paraibano surpreendeu, há poucos dias, ao conseguir aprovar um requerimento (em parceria com o deputado Onyx Lorenzoni) um requerimento convocando o ex-presidente Lula para depor na comissão. Segundo Efraim Filho, “o ex-presidente tem muito a esclarecer”.
Houve reação da bancada do PT ao requerimento protocolado na última terça-feira (dia 5). Os petistas entendem ser desnecessária a presença do ex-presidente Lula na CPI, pois ele não era diretor da Petrobrás e nem tinha ingerência na empresa. Eles acusaram os democratas de tentarem constranger o ex-presidente e transformar a CPI num circo.
“Tanto o ex-presidente quanto a então ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff tiveram condições de adotar medidas concretas no sentido de estancar a série de desvios de vultosas quantias que estavam ocorrendo no seio da Petrobras. Todavia, tudo leva a crer que optaram por manter a execução de obras sabidamente superfaturadas, o que terminou por causar estratosféricos prejuízos à companhia e, indiretamente, ao Erário”, diz o requerimento na justificativa da convocação.
Segundo Efraim Filho, “depois que deixou o governo, Lula viajou como garoto propaganda para a Odebrecht fazer negócios com dinheiro do BNDES, e é nosso objetivo pedir esclarecimentos sobre o suposto lobby feito por ele em favor da construtora brasileira, então o pedido de convocação de Lula ganhou força após a última edição da Revista Época, que revelou com Lula está sendo investigado pelo Ministério Público Federal por suspeita de tráfico de influência internacional em favor da construtora Odebrecht, investigada na Lava Jato”.
Helder Moura
Nenhum comentário:
Postar um comentário