Projeto foi votado em regime de urgência e houve discussão sobre os motivos para a concessão do reconhecimento.
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou, na manhã desta terça-feira (20), Projeto de Lei (PL) que concede o Título de Cidadão ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido).
O projeto foi votado em regime de urgência. Dos 24 parlamentares, 19 votaram à favor da concessão de título e um foi contrário. Houve uma abstenção e três ausências.
O projeto foi proposto pelo deputado delegado Péricles, do PSL, que justificou a compra de vacinas e a transferência de recursos para estados e municípios entre as razões para a concessão do título pela Assembleia.
"O Amazonas já recebeu quase 1,5 milhão de vacinas e, apesar disso, pouco mais de 500 mil foram vacinados. O governo federal vem fazendo a sua parte", disse.Serafim Corrêa (PSB), o único que votou contra, questionou os motivos para a concessão do reconhecimento e citou a crise do oxigênio no Amazonas.
"O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia. Não tem sido amigo do Amazonas nem de Manaus. Ele subestimou a pandemia, ele na comprou vacina quando era para comprar. Seu ministro negligenciou na crise do oxigênio", disse.
Crise do oxigênio
Na quarta-feira (14), o Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e o secretário estadual de Saúde do Amazonas, Marcellus Campelo, por omissão no combate à pandemia entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021, quando o Amazonas registrou colapso de oxigênio e aumento de mortes por covid-19.
Um ofício que a Advocacia-Geral da União enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) apontou que o Governo Federal sabia do “iminente colapso do sistema de saúde” do Amazonas dez dias antes de a crise estourar e faltar oxigênio para pacientes no estado.
Veja como votaram os deputados
A favor
Abdala Fraxe (PODEMOS)
Adjuto Afonso (PDT)
Álvaro Campelo (PROGRESSISTA)
Belarmino Lins (PP)
Cabo Maciel (PL)
Carlinhos Bessa (PV)
Delegado Pericles (PSL)
Dr. Gomes (PSC)
Dra. Mayara Pinheiro (PP)
Fausto Júnior (MDB)
Felipe Souza (PATRIOTA)
João Luiz (REPUBLICANOS)
Nejmi Aziz (PSD)
Ricardo Nicolau (PSD)
Roberto Cidade (PV)
Saullo Viana (PTB)
Therezinha Ruiz (PSDB)
Tony Medeiros (PSD)
Wilker Barreto (PODEMOS)
Contra
Serafim Correa (PSB)
Abstenção
Dermilson Chagas (PODEMOS)
Ausentes
Angelus Figueira (DC)
Sinesio Campos (PT)
Joana D’Arc (licença maternidade) (PL)
FONTE: G1 Amazonas
Nenhum comentário:
Postar um comentário