Pesquisa PoderData realizada nesta semana (21-23) mostra que a maioria dos brasileiros considera que o principal responsável pela chegada da vacina contra a covid-19 no Brasil está no governo federal. O presidente Jair Bolsonaro é citado por 32%; outros 21% apontam o Ministério da Saúde.
O quadro apresentou mudança expressiva em comparação ao início de fevereiro. Na época, 27% dos entrevistados indicavam o governador de São Paulo, João Doria, enquanto 25% apontavam o Ministério da Saúde e 22% o presidente da República. Hoje, 17% dizem que Doria é o responsável pela chegada da vacina, uma queda de 10 pontos percentuais.
Os que aprovam o governo de Jair Bolsonaro tendem a colocá-lo como responsável pela chegada das vacinas, mas João Doria perdeu espaço mesmo na oposição. Só 5% dos que avaliam o presidente positivamente atribuem a chegada das vacinas ao governador; entre os que o reprovam, a taxa é de 25% –ante 37% que atribuem o imunizante a Bolsonaro ou ao Ministério da Saúde.
Destaques demográficos
O estudo destacou, também, os recortes por sexo, idade, região, escolaridade e renda para as respostas à pergunta sobre a percepção dos brasileiros em relação à vacina contra a covid-19 no Brasil.
Esta pesquisa foi realizada no período de 21 a 23 de junho de 2021 pelo PoderData, a divisão de estudos estatísticos do Poder360. A divulgação do levantamento é feita em parceria editorial com o Grupo Bandeirantes.
Foram 2.500 entrevistas em 445 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.
Para chegar a 2.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população.
FONTE: PODER 360
Nenhum comentário:
Postar um comentário