São José do Sabugi terá quase todas as ruas da cidade asfaltada, isso é o que mostra o projeto "ambicioso" em anexo no edital do Processo Administrativo Nº 0001TP/2023 – Licitação nº 00001/2023 de Modalidade Tomada de Preços.
Conforme edital, o valor estimado da obra é de R$ 3.251.015,65 (três milhões, duzentos e cinquenta e um mil, quinze reais e sessenta e cinco centavos) e prever a conclusão do projeto em 10 meses e aplicação asfáltica em pelo menos 18 ruas da cidade, são elas:
Rua Iolanda Tereza Chaves de Lima, Rua Projetada, Rua Manoel
Alves da Silva, Rua Padre Jerônimo Lauwen, Rua Maria Morais de Medeiros, Rua
João Venerável de Morais, Rua Floriano Pereira de Araújo, Av. José Jaime dos
Santos, Rua Luzia de M. Lima, Rua José Pereira de Andrade, Rua Manoel Claudino
de Souza, Rua Severino Amaro da Costa, Rua Ataíde Domiciano dos Santos, Rua
Genésio Procópio de Medeiros, Rua Durval Batista de Morais, Rua Sebastião
Galvincio dos Santos, Rua Governador Ronaldo da Cunha Lima, e Rua José Luiz da
Costa.
A realização do processo estava previsto para acontecer no ultimo dia 7 de Julho ás 08 horas da manhã na sede da prefeitura.
Tendo em vista que um outro projeto de pavimentação asfáltica está em andamento, esse através do governo do estado da Paraíba que prever o asfalto nas ruas do centro da cidade, o município com pelo menos 4 mil habitantes terá praticamente 80% ou mais de suas ruas asfaltadas, "inovador", porém o projeto não agradou todos, alguns falam em problemas que podem acontecer como a elevação da temperatura, de ser necessário a municipalização do transito e de existir outras prioridades já que nem todas as ruas são calçadas a exemplo da Rua Inácio Beco. Em suas redes sociais o são-joseense e Jornalista Alberto Simplício, deixou sua opinião sobre o tema, veja:
"Venho acompanhando o anúncio do projeto de pavimentação asfáltica, feito pelo prefeito Segundo Domiciano (DEM), a quem reconheço pelo ótimo trabalho à frente da gestão do município de São José do Sabugi-PB. Entretanto, tal fato não o torna imune a críticas, quando justas e necessárias.
Enquanto cidadão e eleitor desta terra, gostaria muito de saber quais ruas serão contempladas pela verba de asfaltamento, com recursos iniciais da ordem R$ 1,5 milhão, oriundos de emendas parlamentares.
Para quem não conhece, o município em questão fica na Região Metropolitana de Patos e possui cerca de 5 mil habitantes. A única rodovia que cruza a cidade (PB 221) já é asfaltada.
Até que seja apresentado algum argumento plausível, sou totalmente desfavorável ao asfaltamento das ruas de São José. Não há necessidade econômica, não temos condições de mobilidade que justifiquem tal ação, além do que vários estudos têm associado a colocação do piso asfáltico à elevação da temperatura urbana e ao aumento do desconforto térmico sentido pelos moradores.
Há, ainda, o fato de que a colocação de asfalto estimula o aumento da velocidade dos veículos, tornando mais arriscada a vida dos transeuntes e condutores.
Se o dinheiro obtido para esta finalidade não puder ser destinado a uma prioridade local, que seja utilizado para beneficiar quem realmente necessita da obra. Em se tratando de recursos públicos, não deve prevalecer a máxima popular “cavalo dado não se olha os dentes”. Os nossos vizinhos do Rio Grande do Norte, por exemplo, clamam por um recurso federal desta natureza. Deve existir, certamente, algum município paraibano com a mesma necessidade.
E você, acha realmente que São José do Sabugi precisa de ruas asfaltadas? O que os nossos ilustres vereadores pensam a este respeito? Será mais um cheque em branco aprovado?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário