Prefeitos de diversos municípios espalhados por 17 estados do país realizam nesta quarta-feira (30) uma mobilização contra a queda de repasses no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Apenas na Paraíba 200 gestores devem participar de ato referente ao tema na frente da Assembleia Legislativa (ALPB), a partir das 9h.
Devido à mobilização, a maioria dos municípios que o gestores estão participando do ato deram ponto facultativo durante todo o dia. Nas últimas semanas, tornou-se frequente as reclamações dos prefeitos sobre o tema. Ontem (29), por exemplo, veio à tona um vídeo do prefeito de Alagoa Grande, Antônio Sobrinho, desabafando sobre o tema em um evento turístico.
De acordo com o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraiba (Famup), George Coelho, em video divulgado ontem (29) nas redes sociais, 61% das cidades paraibanas "vivem de repasse de FPM e ICMS e estão sentindo a queda de receitas". "Principalmente com as transferências constitucionais que o governo não está tendo o respeito de fazer corretamente", disse ao longo do conteúdo.
Este mês, segundo a Famup a queda nos repasses às prefeituras paraibanas deve ser de 8.7%, no entanto, com a inflação e aumentos salariais poderá chegar a 13%.
À reportagem, George detalhou que as expectativas para o encontro de hoje são boas e que "com certeza a voz dos prefeitos e prefeitas será ouvida". "Todas as federações do Nordeste estão paralisando hoje", revelou. No total, segundo Coelho, prefeituras em 17 estados do país participam da manifestação, que conta com apoio da Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário