O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), através de um relatório divulgado recentemente, aponta a administração do Município de Santa Luzia, liderada pelo prefeito José Alexandre de Araújo, o “Zezé de Santa Luzia”, como “exemplo negativo” em se tratando de urbanismo sustentável.
O relatório mostra através de fotos a retirada total das árvores de importante trecho da cidade para “aumentar o tamanho das vias para asfaltamento“.
O documento divulgado pelo TCE-PB no último trimestre de 2023 “tem como proposta disseminar os conceitos de planejamento urbano e do urbanismo sustentável, com a finalidade de fortalecer os processos de elaboração e revisão de planos diretores dos municípios paraibanos no tocante aos preceitos do Estatuto da Cidade, às questões ambientais, às diretrizes do plano nacional de mobilidade e à efetiva participação popular nas decisões, bem como aprimorar a qualidade do planejamento urbano“.
A informação preocupa especialistas ambientais, uma vez que a localidade integra a área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, região caracterizada pela irregularidade das chuvas e pelas altas taxas de evapotranspiração, elementos que juntos contribuem para o risco constante de escassez hídrica.
Informações divulgadas pelo própria Prefeitura Municipal de Santa Luzia, através de seu sítio oficial, lembra que a delimitação do semiárido tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Clique aqui e confira a íntegra do documento.
FONTE: https://www.portaldacapital.com/2024/02/28/madeira-prefeito-zeze-de-santa-luzia-desmatou-a-cidade-para-emplacar-asfaltamento-revela-relatorio-do-tce/
Nenhum comentário:
Postar um comentário