É FAKE QUE AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ROMPEU A BARREIRA DO SOM NA REGIÃO DO SERIDÓ, DEIXANDO POPULAÇÃO ASSOMBRADA - Sertão em Destaque

Ultimas

Sertão em Destaque

Noticias e entretenimento em um só lugar

test banner

Post Top Ad

terça-feira, 15 de outubro de 2024

É FAKE QUE AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ROMPEU A BARREIRA DO SOM NA REGIÃO DO SERIDÓ, DEIXANDO POPULAÇÃO ASSOMBRADA



Várias páginas de notícias estão divulgando uma informação incorreta com o título “UM AVIÃO DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA ROMPEU A BARREIRA DO SOM NA REGIÃO DO SERIDÓ, DEIXANDO POPULAÇÃO ASSOMBRADA”. Essa postagem menciona um exercício militar chamado CRUZEX, incluindo trechos de áudios sobre o evento.

Entretanto, algo similar ocorreu em 2018, mas o avião em questão era americano, não brasileiro. Tratava-se de um caça F-16 da Força Aérea dos Estados Unidos, que participou do CRUZEX-2018. Além disso, os áudios não são atuais, mas datam daquela época. Na verdade, em 2018, um forte estrondo pôde ser ouvido em diversas cidades do Seridó potiguar, assim como em áreas da Paraíba. Naquela ocasião, a Força Aérea Brasileira emitiu uma nota oficial; veja abaixo:

A Direção do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX 2018), em nome da Força Aérea Brasileira, informa que nesta sexta-feira (23/11) de 2018, por volta das 10h45, aeronaves participantes em missões de treinamento romperam a velocidade do som, na região de Caicó (RN).

As aeronaves estavam a cerca de cinco km de altura, cumprindo todos os procedimentos de segurança previstos para essa manobra de treinamento, não havendo qualquer risco para a população local.

Conforme amplamente divulgado para a população do Rio Grande do Norte, incluindo o município de Caicó e os arredores, o exercício Cruzeiro do Sul é um exercício multinacional, envolvendo Forças Aéreas estrangeiras, que busca fomentar o treinamento das tripulações dos países envolvidos, com foco especial, na segurança dos voos e da população local.

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa | Press Office Cruzex 2018

Ou seja, de fato esse estrondo aconteceu, porém em 2018, os áudios também são daquela época, porém envolvendo uma aeronave americana e NÃO  brasileira.

Neste ano, realizar-se-á novamente o mesmo exercício militar, que ocorrerá exclusivamente no mês de novembro, mais especificamente entre os dias 3 e 15, na Base Aérea de Natal (BANT), localizada em Parnamirim (RN). Trata-se do Exercício Cruzeiro do Sul (CRUZEX) 2024, que contará com a participação de 16 países e aproximadamente 50 aeronaves.

Estarão presentes com esquadrões de voo em solo brasileiro: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Peru e Portugal; enquanto as atividades relacionadas a tarefas espaciais e cibernéticas contam com a participação do Chile, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai e Peru. Além disso, estarão como observadores: África do Sul, Alemanha, Canadá, Equador, França, Itália, Suécia e Uruguai. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicar anúncio principal