Cadastro Único atual só ficará disponível para inclusão e alteração de dados até o dia 26 de Fevereiro, após isso municípios irão parar para implantação do novo CadUnico
O Cadastro Único passará por uma importante atualização em todo o território nacional, com a substituição do sistema atual, gerido pela Caixa Econômica Federal, pela nova versão gerida pela Dataprev. O novo sistema, denominado Cadastro Único 8, trará avanços tecnológicos, maior integração e eficiência na gestão dos dados das famílias.
Cronograma de Implantação
Conforme o Informe nº 60/2025, o processo de transição seguirá o seguinte calendário:
- Até 27 de fevereiro de 2025: O sistema atual (Versão 7) estará disponível para inclusão e atualização de dados;
- De 05 a 16 de março de 2025: O sistema ficará disponível apenas para consultas de dados existentes;
- A partir de 17 de março de 2025: O novo sistema Cadastro Único 8 será implantado definitivamente.
Durante esse período, os municípios poderão realizar consultas ou, caso necessário, utilizar formulários físicos para registrar novas inclusões, que serão inseridas no sistema após a implantação.
Sobre o Novo Sistema
Desenvolvido pela Dataprev, o novo Cadastro Único será uma plataforma integrada que aprimora a qualidade dos dados e a gestão das informações das famílias beneficiárias. Além de melhorias na interface e segurança, permitirá o uso de ferramentas de inteligência de dados para monitoramento e prevenção de fraudes.
Impactos e Recomendações
Os municípios devem se preparar para a transição, organizando as equipes e garantindo que os operadores do sistema realizem as capacitações disponíveis a partir de 20 de fevereiro de 2025. Durante a fase de migração, os formulários em papel ou o aplicativo offline poderão ser utilizados para registrar informações das famílias.
É importante esclarecer que programas como o Bolsa Família e o BPC não realizarão bloqueios ou cancelamentos de benefícios em março para evitar sobrecarga nos municípios durante a migração.
Para mais informações, procure o setor responsável pelo Cadastro Único em sua região ou acesse os canais oficiais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário