quinta-feira, março 5, 2026
InícioBrasilEmbaixada dos EUA ameaça Alexandre de Moraes e fala em “medidas cabíveis”

Embaixada dos EUA ameaça Alexandre de Moraes e fala em “medidas cabíveis”

STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados acusados de trama golpista de 2022

STF retoma julgamento de Bolsonaro e aliados acusados de trama golpista de 2022

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil publicou nesta terça-feira (9) uma mensagem nas redes sociais direcionada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que seguirá com “medidas cabíveis” contra ele e outras autoridades.

Moraes é relator do julgamento que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus acusados de tentar reverter o resultado das eleições de 2022 e impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Contexto das críticas dos EUA

Em agosto, a embaixada já havia classificado Moraes como “o principal arquiteto da censura e perseguição contra Bolsonaro e seus apoiadores”, acusando-o de violar direitos humanos. Na ocasião, também advertiu “aliados do ministro no Judiciário e em outras esferas” a não apoiarem suas decisões, sob pena de sofrer sanções internacionais.

A postura gerou reação imediata do Itamaraty, que convocou o encarregado de negócios da embaixada, Gabriel Escobar, para dar explicações.

Reforço nas ameaças

A nova mensagem da embaixada é uma republicação do subsecretário de Diplomacia Pública dos EUA, Darren Beattie, feita na segunda-feira (8), no contexto do 7 de setembro, data da Independência do Brasil.

Beattie disse que a celebração da soberania brasileira foi um “lembrete” do compromisso dos EUA em apoiar “o povo brasileiro que busca preservar os valores de liberdade e justiça”.

Reações no Brasil

A publicação gerou repercussão imediata nas redes sociais. Parte dos internautas agradeceu a manifestação americana, mas a maioria criticou a declaração como uma ingerência externa em assuntos internos do Brasil.

Um usuário chegou a questionar a um assistente virtual (Grok, desenvolvido pela empresa de Elon Musk) se as falas não configurariam interferência na política brasileira. A resposta foi que muitos interpretam como ingerência e violação da soberania, embora outros vejam como um ato de apoio às liberdades democráticas.

Situação atual

O STF retomou nesta terça-feira (9) o julgamento dos réus do chamado Núcleo 1 da trama golpista. Moraes, em seu relatório, listou 13 atos executórios para fundamentar a condenação de Bolsonaro e demais envolvidos.

A assessoria de Alexandre de Moraes ainda não se posicionou oficialmente sobre as declarações da embaixada.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

MAIS VISTAS

COMENTÁRIOS