A fala do vereador Valdécio de Oliveira Santos, conhecido como Lula, voltou a repercutir em Assunção-PB neste mês de setembro de 2025. Durante uma sessão da Câmara Municipal realizada no ano passado, em 2024, o parlamentar afirmou que “concurso público é um câncer de uma prefeitura”, além de criticar o fato de servidores cumprirem jornada de oito horas diárias, defendendo que prefeitos deveriam impor cargas horárias ainda maiores.
A declaração, que na época já havia causado desconforto, ganhou nova dimensão agora, após a Prefeitura de Assunção abrir o processo licitatório nº CE 003/2025 para contratar empresa responsável pela organização de concurso público. A medida atende a recomendações dos órgãos de controle e ocorre em meio a dados divulgados pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), que apontam que 70,21% da força de trabalho do município é composta por contratados. Atualmente, Assunção possui 141 cargos efetivos e 99 contratados, sem contar os comissionados e prestadores de serviço via CNPJ.
A polêmica também chama atenção pelo vínculo familiar do vereador: Lula é irmão do ex-prefeito Vögel e tio do atual prefeito. Apesar de criticar o cumprimento da jornada legal dos concursados, o parlamentar participa das sessões ordinárias da Câmara apenas quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.
Para servidores e especialistas, a fala é considerada um desrespeito à legalidade administrativa. Concursos públicos, ao contrário do que afirmou o vereador, são vistos como mecanismos essenciais para combater o apadrinhamento político, garantir isonomia no acesso ao serviço público e fortalecer a administração com profissionais qualificados.
